O QUE FAZER COM AS MÁS LEMBRANÇAS?
- Manfred Schwalb
- 10 de ago. de 2017
- 2 min de leitura

A maioria das pessoas que sofre com as más lembranças quer simplesmente esquecer o passado.
Com certeza, todos nós temos que aprender a lidar com lembranças más e sombrias do passado. Elas podem perseguir você a ponto de atormentar e incapacitar. A maioria das pessoas que sofre com as más lembranças quer simplesmente esquecer o passado – quer um “apagador de lembranças”.
A boa notícia é que Deus tem um plano melhor para aqueles que pertencem a Ele através de Jesus e se deixam transformar pelo Espírito Santo. Ele não quer apagar suas lembranças. Ele quer redimi-las, transformá-las em algo bom, algo que tornará você mais semelhante a Jesus. Suas más lembranças de pecados passados (seus ou de outros) – mesmo os piores pecados – são oportunidades para crescimento e transformação de vida.
Você não precisa evitar, fugir, encobrir ou livrar-se do seu passado. Você pode reinterpretá-lo à maneira de Deus. Como? Deixando que Deus lhe dê a Sua perspectiva a respeito dEle.
Uma perspectiva de fé e esperança centrada nEle levará você a perceber três coisas:
Deus estava presente em seu passado. Ele não estava ausente quando você ou outra pessoa fizeram ou disseram coisas ruins que agora o (a) atormentam. Não importa se você cometeu esses pecados antes ou depois de converter-se; o soberano Deus estava por perto. Em Gênesis 50.20, José exemplifica essa perspectiva quando se refere aos seus irmãos traiçoeiros: Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem. Paulo reafirma esta verdade em Romanos 8.28 (NVI): Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam.
O seu passado não controla o seu futuro. O seu passado pode influenciar suas convicções e ações presentes, mas você não é refém daquilo que fez ou do que aconteceu. Você não está condenado. Pelo contrário, você é nova criatura em Cristo, perdoada e liberta (2 Coríntios 5.17). Você é plenamente responsável pelas escolhas do presente. A questão é: você confia no perdão de Deus e na Sua capacidade de transformar o mal em bem? Você considera isso em suas escolhas e reações?
Suas lembranças são os fatos do passado com as suas interpretações e/ou conclusões. Isso significa que elas são passíveis de reinterpretação. Paulo escreve a reinterpretação do seu passado em Filipenses 3.7: Mas o que para mim era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. À medida que você coloca os óculos bíblicos, você ganhará uma perspectiva bíblica da vida e, como José, você tirará conclusões positivas sobre seu passado, pois perceberá Deus agindo com Seus propósitos amorosos, poderosos e plenamente sábios para toda a sua vida, mesmo que não entenda alguns acontecimentos.
Comments